terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sem Terrinha participam de atividades em Alagoas

Notícia divulgada no site do MST e enviada pela Profa. do Procampo/UNEAL e militante do movimento, Luana Pomé (www.mst.org.br)


O 12 de outubro para os Sem Terrinha não é somente um dia de brincadeira, mas momento de lutar, do seu jeito, por acesso a educação, cultura, esporte, lazer...

Em Alagoas, atividades em todos os pontos do estado fizeram do feriado um dia marcante para as crianças e famílias do Sertão ao Litoral.

Em Delmiro Gouveia (330km de Maceió), um grande encontro reuniu no ginásio municipal os Sem Terrinha, que seguiram para uma negociação com a Prefeitura.

Já em Matriz do Camaragibe (no Litoral Norte), as crianças participaram de um dia de diversão, evento já consolidado organizado todos os anos em parceria com o clube de motoqueiros Coyote Moto Clube.

Abaixo, dois depoimentos feitos destas atividades.

O primeiro, da militante e assistente social Kamila Martins e o segundo escrito por Edemerson Silva, estudante voluntário na ação em Matriz:


Sorrisos e olhares brilhantes no Alto Sertão alagoano -
Por Kamila Martin


Uma mistura de brincadeira, traquinagem, muito sorriso, muita energia e uma enorme sensação de liberdade reuniram na capital sertaneja de Delmiro Gouveia-AL quase 500 crianças e adolescentes Sem Terra.

Ônibus, caminhões lotados vieram dos assentamentos e acampamentos do município para o ginásio de esporte para um grande encontro de confraternização e reivindicação de melhorias de condições de vida para os/as sem terrinhas e suas famílias.

Muitas palavras de ordem, brincadeiras de roda, ocorreram durante todo o dia junto com a apresentação do grupo de capoeira do Assentamento Genivaldo Moura formado por crianças e adolescentes que tem encontrado na capoeira “um jeito de fazer bons amigos e cuidar uns dos outros”, diz a sem terrinha Luani, 8 anos.

Em audiência com a Prefeitura Municipal, reivindicaram melhorias e ampliação nas escolas, melhor qualidade nos serviços de saúde, construção de áreas de lazer nos assentamentos, abastecimentos de água, energia, ponto de ônibus. A Sem Terrinha Quiara disse: “nós precisamos ser cuidados, ter um bom local para aguardar o ônibus, já que temos que estudar na cidade, melhor seria a escola no assentamento e isso é direito nosso”, em assembleia depois da audiência.


Dia das crianças no Assentamento Paraíso Agrícola em Matriz do Camaragibe -
Por Edemerson Silva

As atividades neste dia teve como base cultural o resgate de brincadeiras nordestinas para todas as crianças das quatro agrovilas do assentamento, entre brincadeiras como, quebra pote, cabra cega, entre outras.

No mesmo momento clubes de motoqueiro distribuíam presentes para todas as crianças do assentamento. Desta maneira pude observar a importância da atividade recreativa para esta comunidade camponesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!