sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reunião do FEPEC na UNEAL


No último dia 02 de abril a UNEAL – Campus I Arapiraca sediou a 74ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas – FEPEC/AL, com seguinte pauta:
1.   Acolhida – turma do PROCAMPO/UNEAL
2.   Reflexão sobre o período da Ditadura no Brasil: Profª. Esmeralda Moura e Prof. Luis Henrique Cavalcante/CEE-AL.
3.   Encaminhamentos sobre a Assembleia Geral da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro - RESAB que será no Centro Social da FETAG em Maceió nos dias 24, 25 e 26 de abril.
4.   Socialização da Comissão do Conselho Estadual de Educação sobre a Resolução Estadual de Educação do Campo: processo em andamento no CEE/AL.
5.   Informações sobre:
·      PRONATEC: como estamos nos articulando? Quais os desafios??
·      CONAE: Conferência Nacional e o processo de avaliação e ajustes do Plano Estadual de Educação de Alagoas.
·      Secretaria Estadual - possíveis ações de formação em parceria com a GEDIV / SEE.
·      PRONACAMPO - quais as perspectivas atuais.
9.    Socialização da Lei nº 12.960/2014 que altera a LDBEN nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. (Diário Oficial da União de 27/03/2014).
10.    Dentre outras demandas.



A Coordenação do PROCAMPO/UNEAL, Profas. Amilkiane e Sara Jane avaliam como muito importante a realização de reuniões ordinárias do FEPEC em sistema de itinerância, sendo este na UNEALum momento muito rico de formação para os estudantes do curso que participaram da reunião, visto que se envolveram de fato com demandas concretas de educação do campo no Estado. O Prof. Clébio de Araújo, Vice-Reitor destacou a importância da Universidade abrir suas portas para o atendimento a demandas da sociedade e, ao receber a Carta do FEPEC da Coordenação do Fórum, reafirmou o compromisso da Instituição em continuar contribuindo com a educação do campo de Alagoas.
O Coordenador do FEPEC, Prof. Raildo Ferreira ressalta que a visita do Fórum à UNEAL culminando com a reunião desse coletivo fortalece as relações e estratégias de luta por educação do campo e faz o coletivo do FEPEC. “Percebe-se como a educação do campo tem se fortalecido a partir da Instituição formadora que oferta formação inicial e continuada para educadores/as campesinos/as por intermédio do PROCAMPO. Sendo o FEPEC espaço de reflexão, debate e proposição de políticas para educação contextualizada a realidade campesina é muito importante está realizando reuniões no espaço acadêmico para exercitar a socialização de políticas de estado e de governo, tendo como base as práticas educativas pensadas e realizadas na escola avaliando e propondo a superação de desafios e a efetivação de políticas públicas educacionais forjadas pelo coletivo compromissado com a educação do campo” , afirma o Coordenador.
 
Instituições presentes na reunião: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Conselho Estadual de Educação, PROCAMPO/ Universidade Estadual de Alagoas, Universidade federal de Alagoas, movimento de trabalhadores Sem Terra – MST, Movimento de Trabalhadores do Campo – MTC, Movimento Nacional da Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras - MNMTRP, Comissão Pastoral da Terra - CPT, Rede de Educação do Agreste e Semi Árido Alagoano - RECASA e Conselho Estadual de Educação - CEE.

O que é o FEPEC? O Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo – FEPEC consiste num espaço de diálogo permanente onde, as instituições parceiras coletivamente dão continuidade ao fortalecimento da luta pela educação do campo no Estado. Desde sua criação e oficialização, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 12 de janeiro de 2005, tem promovido inúmeros debates sobre as questões relativas aos problemas, soluções, experiências e as especificidades da Educação do Campo no Estado de Alagoas.

Carta do FEPEC – No terceiro encontro realizado nos dias 19 a 22 de junho de 2012, o Fórum Estadual de Educação do Campo de Alagoas apresenta suas considerações sobre a realidade da Educação do Campo, fazendo um balanço de sua evolução nos últimos anos e reafirmando sua caminhada de lutas tendo como base os documentos anteriormente elaborados, especialmente cobrando dos gestores da educação pública o cumprimento das metas e objetivos do Plano Estadual de Educação e da I Carta de Alagoas. Estes documentos resgatam todas as importantes e necessárias demandas da educação do campo no Estado.
Ver notícia publicada no site da UNEAL: 
http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/forum-de-educacao-do-campo-e-realizado-no-campus-i-da-uneal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!