quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Procampo participa de apresentação do Brinca Ciência

Texto: Clau Soares
Site:http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/procampo-participa-de-apresentacao-do-brinca-ciencia

Os estudantes do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participaram, na manhã desta terça-feira (20), da apresentação do projeto Brinca Ciência, no cineteatro no Planetário, em Arapiraca. O evento, dirigido aos professores das escolas de tempo integral do município, também foi prestigiado por discentes da instituição.

O Brinca Ciência é uma iniciativa educacional desenvolvida no município de Santo André, em São Paulo, que visa disseminar o conhecimento científico-tecnológico, por meio da ludicidade. O projeto foi trazido para Arapiraca pelo então prefeito da cidade, Luciano Barbosa, em 2012. Neste ano, as atividades ganham um novo formato: os professores envolvidos participarão de formações no Planetário e desenvolverão as atividades em sala de aula. Até o ano passado, os estudantes saíam da escola para o Planetário.
Um dos coordenadores do projeto, o professor Jhonatan David das Neves, apresentou todos os detalhes da iniciativa ao público. Ele ressaltou que o Brinca Ciência é um projeto inédito no Brasil. A didática, baseada no uso de brinquedos científicos em sala de aula de forma lúdica, tem suscitado o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia. “Vamos, de fato, concretizá-lo nas escolas de tempo integral em Arapiraca”, frisou.
A professora do Procampo/Uneal, Josefa Dias, ficou encantada com o Brinca Criança e pretende adequar o que aprendeu no evento para suas aulas. “Isso vai chamar atenção das crianças e facilitar a aprendizagem”, disse.
Ainda no evento, as equipes das escolas integrais receberam um banner do projeto e um kit para desenvolver as atividades, inclusive com dois livros que ensinam a fazer os brinquedos e aplicá-los com os discentes. Também foi visitada a sala onde serão realizadas as formações e exibidos vídeos ensinando a como utilizar os brinquedos.
O professor Jair Fernandes, da Escola de Tempo Integral Enéas Benedito dos Santos, antes do final da apresentação, já planejava com a equipe a socialização do Brinca Criança na unidade escolar onde trabalha. “Vamos incluir em nosso planejamento porque, em geral, estes assuntos são abordados em teoria e não na prática. ‘Vai chamar a atenção do estudante”, explicou.
O coordenador do Planetário, professor Anderson Brito, pediu o empenho dos professores para que o projeto seja realidade em cada escola. “Esta é uma nova etapa do projeto e contamos com o trabalho de todos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!