terça-feira, 3 de março de 2015

Dia de Campo conhecendo as águas de Arapiraca

Em atividade extraclasse, estudantes discutem questão da água em Arapiraca

Grupo visitou percurso do Rio Piauí.
Em atividade extraclasse, estudantes discutem questão da água em Arapiraca
Texto e fotos: Clau Soares
Fonte:http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/em-atividade-extraclasse-estudantes-discutem-questao-da-agua-em-arapiraca
A importância da água para o meio ambiente e para a saúde de uma comunidade foram os temas abordadas em uma aula integrada, nesta sexta-feira (20), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
As atividades começaram cedo. Às 7h30, os estudantes do curso já estavam no prédio da Reitoria, em Arapiraca. Em uma sala de aula, eles receberam uma aula rápida, conduzida pelos professores Jhonatan David das Neves e Janice Gomes, acerca do Rio Piauí, que corta a cidade de Arapiraca e abastece o povoado de Bananeiras, no Agreste alagoano.
A jornada externa teve o Bosque das Arapiracas como ponto de partida. No local, os estudantes observaram a área de nascentes do Rio Piauí. “A revitalização desta área é um passo para que um dia possamos voltar a ver nascentes com água límpida brotando neste espaço”, explicou o doutorando Jhonatan David. No local, as encanações de esgoto que deságuam no leito do rio foram registradas pelos alunos.

O grupo ainda passou pelo Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Ceci Cunha, onde o leito do Rio Piauí está contido por barreiras de concretos, mas pode ser visto pela população, como local de recebimento do esgotamento sanitário dos bairros próximos.
Dali, a excursão seguiu para o povoado de Bananeiras. Lá, o destaque foi a barragem da comunidade que tem água acumulada do Rio Piauí, considerada poluída por pesquisadores e, portanto, imprópria para consumo humano. “Seria interessante achar uma solução para despoluir a barragem”, sugeriu a estudante Claudivânia da Silva.
A surpresa para os estudantes foi descobrir que o povoado é abastecido por água de uma nascente da região. A nascente, que pertence ao Rio Piauí, contrasta com a poluição vista ao longo do seu curso na área urbana. “Estou admirada de saber que uma nascente abastece uma comunidade. "Se tivéssemos uma em Girau do Ponciano (onde reside), seríamos rico”, disse Claudivânia.
A proposta dos docentes, segundo Jhonatan David e Janice Gomes, é justamente incentivar a reflexão dos estudantes acerca da intervenção do homem na questão da água, por meio de atividades acadêmicas, que integram sala de aula e vida em sociedade. “A aula integrada busca formar visões complementares para as disciplinas envolvidas que abordam questões ambientais e de saúde pública”, acrescentou Jhonatan David.  
Ações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!