sábado, 23 de maio de 2015

Procampo Ciências: Dia de Campo na Usina Ciência e Praia do Saco

Alunos do Procampo participam de novas atividades extraclasse

Fonte: http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/alunos-do-procampo-tem-novas-atividades-extraclasse
Aulas aconteceram em Maceió e Marechal Deodoro.
Fotos: Cortesia equipe Procampo/Uneal
Professores e alunos da área de Ciências do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo/Uneal) visitaram, no último dia 14, as dependências da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instalada em Maceió, e também a área de manguezal localizada na Praia do Saco, em Marechal Deodoro, litoral Sul de Alagoas.
Alunos do Procampo participam de novas atividades extraclasseA Usina Ciência da Ufal é um espaço de divulgação científica e funciona como apoio pedagógico ao ensino das ciências, no caso a Física. Proporcionar aos alunos do Procampo do Curso de Ciências da Vida, Natureza e Matemática o contato com novas experiências pedagógicas possibilita, além da dinamização da aprendizagem do conteúdo estudado em sala, o contanto com novas metodologias de ensino, que poderão ser utilizadas pelos alunos, em suas trajetórias profissionais, alguns deles já atuam como professores nas escolas do campo.
A aula não só atingiu os objetivos previstos, como agradou ao alunos, que relataram em diversos momentos a satisfação em participar da atividade, inclusive a intenção de tentar reproduzir as experiências estudadas. A atividade foi proposta pela professora do Procampo/Uneal, Jucinete Pereira.
SEGUNDO MOMENTO

A segunda atividade fez parte do planejamento de aulas práticas da disciplina de Anatomia e Morfologia Vegetal, ministrada pela Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Janice Gomes Cavalcante. Segundo a professora, “as aulas práticas, como recurso metodológico, são indiscutivelmente importantes na construção de um saber significativo e em se tratando das Ciências da Natureza, esta premissa torna-se ainda mais relevante”, frisou.
O foco da atividade foi a observação das principais características morfo-anatômicas do Bioma de Manguezal nesta região de Alagoas, além de discutir a ação antrópica e o atual estagio de degradação em que se encontram algumas áreas de mangue naquela localidade.
Para a professora, que sugeriu a atividade, “ainda que aconteça de modo coletivo, a experimentação permite que a associação entre teoria e prática se dê de forma muito intima e particular. Assim, está em contato com o objeto de estudo e aprendizado permite aos alunos uma ampliação sistêmica de sua capacidade de absorver o conteúdo, observando seus detalhes e variações e o mais importante, despertando seu real interesse pela disciplina”, ponderou.  

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