Tempo-comunidade aproxima alunos do Procampo e sociedade local
Professores, alunos e coordenadores do programa visitaram os assentamentos Paraná e Alecrim II (Girau do Ponciano) e os povoados Novo Rio (igací) e Batingas (Arapiraca).
O Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) da Universidade Estadual de Alagoas iniciou as atividades em sala de aula desde setembro, atendendo cerca de 60 professores-alunos que atuam em escolas da zona rural de Alagoas. No entanto, as ações pedagógicas vão além do tempo – escola que corresponde às atividades na Universidade e ampliam-se para o tempo-comunidade no qual são desenvolvidos trabalhos com os alunos de acompanhamento de projetos sociais, pesquisas escolares e sobre a realidade local em comunidades.
Em outubro, estudantes, professores e coordenadores do Procampo foram, pela primeira vez, desde o início das aulas, a comunidades rurais das cidades de Girau do Ponciano, Igací e Arapiraca. “Este primeiro tempo - comunidade teve como foco uma pesquisa sobre cada comunidade, onde os estudantes, divididos em pequenos grupos, reconheceram a área e conversaram com os moradores para colher mais informações sobre a cultura local”, explicou a coordenadora do Procampo, professora Sara Jane Cerqueira.
Foram visitados os assentamentos Paraná e Alecrim II e os povoados Novo Rio e Batingas.
Foram visitados os assentamentos Paraná e Alecrim II e os povoados Novo Rio e Batingas.
Na comunidade Novo Rio, a professora Wilza Alexandre relatou a receptividade dos gestores da escola local e também da comunidade. “Fomos muito bem recebidos pelas gestoras. Realizamos o primeiro momento ouvindo a história da escola, os avanços, a construção, os sonhos e os projetos já desenvolvidos na escola. E como a comunidade se envolve com a escola. Todos os envolvidos demonstraram muito interesse”, descreveu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!