Relatório das atividades realizadas no 3º Tempo-Comunidade
Devido às escolas das comunidades de Arapiraca, Igací e Girau do Ponciano estarem em período de férias, bem como na turma do Procampo ter estudantes que fazem parte do Moviemento dos Trabalhadores Sem Terra, definimos a realização do 3º Tempo-Comunidade no Assentamento do MST, mas precisamente no Centro de Formação do movimento.
Conforme previsto, saímos da UNEAL às 7:30h para viagem em direção a Atalaia. A caravana era composta de 50 estudantes, duas professoras e duas coordenadoras.
Conforme previsto, saímos da UNEAL às 7:30h para viagem em direção a Atalaia. A caravana era composta de 50 estudantes, duas professoras e duas coordenadoras.
Chegando no Centro de Fromação do MST, localiado no Assentamento Ouricuri/São Sebastião- zona rural de Atalaia, fomos recebidos pela Profa. Luana e Setor de Educação no auditório do Centro de Formação que proferiu breve histórico sobre o MST.
Em seguida, todo o grupo fez uma visita pelas instalações (refeitório, dormitório, auditório, salas de aula, sala de multimídia entre outros) do Centro de Formação e posteriormente tivemos um café da partilha, onde todos os participantes, coletivamente, contribuíram com alimentos para o café. Momento de integração de confraternização entre os presentes.
Na sala de vídeo, tivemos uma palestra sobre a importância dos movimentos sociais na educação do campo e as ações de educação do movimento, tais como: Escola Itinerante, Ciranda, Programa de Alafabetização "Sim, eu posso!", programas de escolarização em parceira com o PRONERA entre outros, tendo como coordenação a Profa. Marcela e Setor de Educação do MST.
No início da tarde foi realizada visita a experiências de educação do movimento em assentamento próximo ao Centro de Formação. Em seguida seguimos para o almoço e às 16h foi realizado o retorno para UNEAL, sendo organizado um amigo secreto doce dentro de cada transporte.
Foram momentos de muita integração e aprendizado entre a turma do PROCAMPO e os/as educadores/as do Movimento de Trabalhadores/as Sem Terra de Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!