quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PROCAMPO participa da 2@ Roda de Debates do Campus III

EDUCAÇÃO DO CAMPO foi tema especial da 2@ Roda de Debate sobre Inclusão e Diversidade na Educação na noite do dia 17 de agosto no Auditório da UNEAL em P. dos Índios.

Pela UNEAL e em especial pelo PROCAMPO, a Profa. Sara Jane socializou as ações sobre educação do campo no Ensino Superior de Alagoas através da UNEAL (implantação da disciplina no PGP e a licenciatura específica) e UFAL (especialização).
Estiveram presentes e abrilhantaram, a noite os seguintes debatedores:
  • A Profa. Esp. Cristianlex Soares que socializou a importância e ações de formação continuada desenvolvidas pela Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semi- Árido - RECASA e do Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas - FEPEC.
  • O Movimento de Trabalhadores Sem Terra - MST foi representado pela militante e pedagoga Profa. Luana Pomé que apresentou as ações educacionais desenvolvidas pelo movimento em Alagoas.
  • O NEAR - Núcleo de Estudos Agrários e Regionais do Campus III foi convidado especial da noite, participando desde a reflexão sobre a questão agrária em Alagoas feita pelo Prof. Antônio Marcos Coordenador do Núcleo e Pró - Reitor de Extensão, como pela mestre de cerimônia Juliane, estudante de Geografia e demais componentes do Núcleo.


Para não esquecer!!!!

Segundo o DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010, que dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional da Reforma Agrária – PRONERA, entende-se por:

I - populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural; e

III- escola do campo: aquela situada em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!