
A Comissão Organizadora é composta do CEDAFRA (Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Alagoas), SEAGRI (Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário), MDA (ministério do Desenvolvimento Agrário), FETAG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura), Movimentos Sociais, UFAL.
Já foram realizadas as etapas territoriais do Agreste na UFAL Arapiraca no dia 07/02 (150 participantes); da Mata Alagoana em Viçosa no dia 08/02 (125 participantes); do Baixo São Francisco, Litoral Sul e região Lagunar na sede da Cooperativa Pindorama/Coruripe em 09/02 (80 participantes); e do Litoral Norte na sede da COOPEAGRO/Maragogi em 10/02 (130 participantes). Em seguida serão realizados os eventos do semi-árido nos Territórios do Alto Sertão - Piranhas, dia 13/02; Médio Sertão - Santana do Ipanema, 14/02; e Bacia Leiteira - Pão de Açúcar em 15/02. Conforme previsto no Regimento da I CNATER podem ser realizados eventos temáticos para aprofundamento dos eixos temáticos e com este objetivo foi realizada hoje a Conferência Temática sobre a Formação dos Profissionais de ATER.
A agricultura familiar começa a ser reconhecida visto que são 4 milhões de famílias no país e mais de 300 mil pessoas ocupadas em Alagoas, o que representa quase 50% da população economicamente ativa do nosso Estado. A Extensão Rural é uma política pública essencial para este segmento que produz 70% de toda a nossa alimentação.
Desta forma, considerando o compromisso social com o desenvolvimento de Alagoas que as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão possuem, bem como o caráter multidisciplinar da ATER e seus novos objetivos, entendemos ser de fundamental importância participar deste processo de construção do novo Plano Nacional de ATER ofertando nossas contribuições.
Na perspectiva da multidisciplinaridade dos serviços de ATER o público alvo desse evento temático está aberto a todos os Colegiados e Representação Estudantil de Cursos de Graduação, Pós-graduação, Grupos de Pesquisa, Grupos de Extensão, em especial os que tratam das temáticas do desenvolvimento rural, meio-ambiente, educação do campo, indígena e ambiental, segurança alimentar e nutricional, economia doméstica, economia rural, territorialidades nas áreas da educação, ciências agrárias, ciências sociais, ciências da saúde.
Público Alvo: Colegiados de Cursos de Graduação e/ou Técnicos e Tecnológicos; Colegiados de Pós-Graduação; Grupos de Pesquisa; Grupos, Núcleos Temáticos ou Projetos de Extensão;Grupos Agro-ecológicos ou afins;, Representação estudantil; das diversas áreas de conhecimento tendo em vista a perspectiva multidisciplinar da ATER.
II - Abertura - 9h.
III - Mesa(s) de debates temática(s)
09h30min às 11h30min -
Mesa Temática: As instituições de ensino, pesquisa e extensão e a ATER.
Os princípios da Política Nacional de ATER e o Perfil do Profissional Extensionista e o Documento Nacional e Estadual da CNATER (Sandra Lira - Comissão Organizadora Estadual) - (20min).
Formação de profissionais, pesquisa e extensão para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária:
UFAL: (20min)
UNEAL: (20min)
IFAL: (20min)
11h30min às 13h - Trabalhos em grupo: construção de propostas para o documento temático.
Intervalo almoço.
14h às 14h30min - Eleição de observadores e convidados.
14h30min às 16h - Plenária para apresentação da sistematização dos debates e das proposições que serão encaminhadas pelo evento à Conferência Estadual.
Encerramento.
No dia 13 de março em Maceió, será realizada a Conferência Estadual de ATER, onde o Procampo, Prolind e Zootecnia da UNEAL também se farão presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!