A iniciativa é ligada ao Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo). Este ano, o evento tem por tema “Educação do Campo: contextos, práticas e saberes em construção”. A programação inclui apresentação de trabalhos e debate em torno de eixos temáticos ligados à área.
A organização do evento destaca que o II EPEC “se constitui em um espaço partilhado e compartilhado de todos que, em parceria lutam pela socialização dos estudos e pesquisas voltados à realidade das escolas e dos sujeitos do campo”.
Na abertura do evento, o vice-reitor da Uneal, professor Clébio Araújo, afirmou que sente orgulho da implantação do Procampo na instituição. “Assumimos o nosso compromisso com as classes menos favorecidas da sociedade alagoana”, pontuou.
Já o reitor, professor Jairo Campos, destacou a satisfação com o trabalho desenvolvido pela equipe gestora do Procampo, “voltado para os agricultores e filhos de agricultores de Alagoas. A nossa universidade tem a responsabilidade de abrir espaços para quem precisa ter acesso ao ensino público e gratuito. É nesse projeto que acreditamos”, disse.
Na sequência, aconteceu a conferência “A Questão Agrária em Alagoas – faces e interfaces de uma realidade”, a cargo dos professores Odilon Máximo, da Uneal, e Ciro Bezerra, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em seguida houve a apresentação filme “Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro”.
O II EPEC/AL prossegue na quinta-feira (16), com oficinas e seminários ministrados por mestrandos em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a partir das 8h30 até às 16h30.
Já na sexta-feira (17), o dia será dedicado às rodas de diálogos, a partir das 8 horas e finalizando com a apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôster..
Até o encerramento acontece a Feira de Saberes e Sabores do Campo, também nas dependências do Campus I.
ABERTURA - Credenciamento e Mística
Conferência de Abertura: A
questão agrária em Alagoas – faces e interfaces de uma realidade.
- Prof. Dr. Odilon Máximo/UNEAL
- Prof. Me. Antônio Marcos Pontes.
Exposição do Filme/Debate: "TABULEIRO DE CANA, XADREZ DE CATIVEIRO"
Coordenação: Grupo
de Pesquisa “Escravidão
contemporânea em Alagoas" e Comissão
Pastoral da Terra/CPT-AL.RODAS DE DIÁLOGOS
EIXO 1 - Educação
do Campo, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
Ementa: Contradições,
tensões e conflitos no desenvolvimento das políticas de educação do campo.
Financiamento e gestão da Educação no/do Campo. O papel dos movimentos sociais
na conquista de políticas públicas relacionadas à questão agrária e educação do
campo. Caráter pedagógico dos movimentos sociais e das organizações sociais.
EIXO 2 - Educação
do Campo, Formação e Trabalho Docente
Ementa: Trabalho
docente e formação de professores; identidade docente pessoal/coletiva.
Dimensão educativa dos movimentos sociais e interfaces com a formação docente.
Sujeitos educacionais, diversidade e suas formas de articulação. Articulação
entre formação específica e formação pedagógica do professor. Prática
profissional docente na educação.
EIXO 3 - Educação
do Campo, Escola, Currículo, Cultura e Projeto Pedagógico
Ementa: A
educação do campo e as tendências curriculares no Brasil. Política do
conhecimento oficial e as diversas propostas de educação do campo. Projeto
Pedagógico da educação do campo. Currículo, desenvolvimento e as
especificidades da educação do campo.
EIXO 4 - Agricultura Familiar, Agroecologia, Desenvolvimento Territorial
e Solidário no/do Campo.
Ementa: Agricultura familiar:
identidade, cultura, gênero e etnia. Sistema de produção e processos de
trabalho no campo. Cidadania, organização social com enfoque territorial. Controle Biológico/Ecológico/Alternativo
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