segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tempo- Comunidade em Igací




RELATÓRIO TEMPO-COMUNIDADE  da DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO                                         
Docente:  Kátia Santa Rosa Cabral  
Docente Apoio: Elaine Cristina 
Dia: 27/07/2012

No último dia 27 de julho do ano em curso, estuantes do Procmapo/UNEAL participaram do Tempo- Comunidade na cidade de Igací. Os trabalhos foram desenvolvidos nas dependências da Associação de Agricultores Alternativos – AAGRA, no Povoado Jacaré, onde fomos recepcionados pela direção, a qual disponibilizou o almoço para as docentes e tivemos a oportunidade de ter o relato dos alunos que atuam na instituição sobre os projetos desenvolvidos.



A estratégia de ação para a atividade tempo-comunidade a ser realizada na Escola Antonio Caetano de Sousa, Povoado Rio Novo,município de Igaci, foi planejada e desenvolvida pelo grupo de trabalho composta por (quatorze) 14 alunos do PROCAMPO, a saber: Iranúzia Cleofas da Silva,Wanderson M de Andrade,Cosmo Oliveira da Silva,Euraide Mendonça Lima,Deriana Belarmino da Silva,Vilma Pereira da Silva,Silvânia dos S.Pinheiro, Divaní Nogueira da Silva, Maria Sirlene da S.Barbosa, Laene Julia Soares Silva, Regina Venâncio de Oliveira, Maria Claudiege da Silva, Maria Aparecida Porto,Josefa Dias Moreira, sob a coordenação da docente Katia Santa Rosa Cabral e a participação da docente do Procampo da disciplina Cultua e Escola no Campo, Profa. Elaine Cristina.
Os trabalhos foram iniciados aproximadamente às 13h onde realizamos as seguintes atividades:

1.Leitura e reflexão de um texto de Abdalaziz de Moura do SERTA.
No primeiro momento, utilizamos o texto para compartilhar e provocar questionamentos pertinentes ao debate sobre o que é o TC,sua importância  e impactos.
2. Elaboração de sugestões  de propostas para os próximos TC
·         Cada aluno elaborou sugestões viáveis de propostas para o TC.
3.Socialização e análise das propostas apresentadas pelos alunos
·         Cada aluno apresentou suas propostas para o TC.
4.Seleção das propostas apresentadas pelos alunos
·         Com a participação de todos, foram eleitas 03(três) propostas.
5.Planejamento dos 03(três) projetos a serem realizados:
·         Oficina de Cordel com a equipe de gestão (direção, coordenação e professores)
·         Oficina de Cordel com os alunos de 6º ao 9º ano
·         Revitalização da FARMÁCIA VIVA da Escola
Os 03(três) projetos serão desenvolvidos pelos alunos do PROCAMPO que se dividiram por afinidade e interesse. Estes grupos de trabalho já estabeleceram  atividades que deverão ser realizadas durante as próximas semanas para que seja possível a operacionalização dos projetos.
Vale destacar que as oficinas terão como tema central a educação do campo e a revitalização da Farmácia Viva foi sugerida como fechamento de uma atividade que já havia  tido início, mas não havia sido concluída.Enfim, durante a atividade pudemos perceber a satisfação e o envolvimento dos alunos na realização da proposta do TC.
  
No que tange a perspectiva educacional da disciplina Psicologia da Educação, foi solicitado aos grupos de trabalho, que estes observassem durante as atividades os comportamentos dos alunos ou da equipe de gestão, cabendo cada grupo elaborar um relatório sobre a experiência vivida, pois como dizia Freud: “O ato de ensinar pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. Aprender é aprender com alguém”
Ao final foi oferecido pela AAGRA um lanche para todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!