Tempo Comunidade - Batingas
Por
Ewerthon Vieira (31/08/2012).
Na sexta-feira, 31/08/2012, ocorreu
mais um tempo comunidade do Procampo. De acordo com a perspectiva de
continuidade dos trabalhos já iniciados, nosso grupo manteve-se no Povoado Batingas-Arapiraca,
estado de Alagoas. Dessa vez, a Escola Estadual Manoel Humberto da Costa não só
sediou o encontro, como constitui-se, mediante um bom número de seus
professores e funcionários, como partícipe ativo das atividades desenvolvidas.
Em pleno funcionamento, a direção da
Escola abriu, excepcionalmente, um espaço para podermos desenvolver o trabalho
de extensão universitária, ao mesmo tempo em que ofertava ao seu quadro docente
e funcional a oportunidade de debater questões diretamente ligadas à dinâmica
rural da comunidade.
O trabalho consistiu na apresentação
inicial dos princípios do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNEAL,
diferenciando de maneira enfática a necessidade de nos posicionarmos enquanto
“educadores” e não apenas “profissionais da educação”, conforme assevera a
autora Sonia Meire de Jesus, no texto “A
formação de educadores do campo e o compromisso com a emancipação da classe
trabalhadora” (2010). Em seguida foi exposto o vídeo intitulado “O VENENO
ESTÁ NA MESA”, de Silvio Tendler, que trata fundamentalmente da questão do uso
de agrotóxicos e suas implicações na saúde, política e vida socioeconômica dos
produtores e consumidores de alimentos. O público alvo convidado para fazer
parte contava com professores da Escola Manoel Humberto da Costa, agricultores
e lideranças comunitárias do Povoado Batingas.

Após a apresentação, dividimos o
público em pequenos grupos que, sob a orientação dos estudantes do Procampo,
debateram e responderam um pequeno questionário a respeito do filme
apresentado. O objetivo foi sistematizar
qual a relação da problemática dos agrotóxicos com a dinâmica rural da
comunidade Batingas, bem como encaminhar
propostas, no âmbito da prática educativa, de conscientização sobre os efeitos
dos usos, revelando consequentemente a trama social que envolve a delicada
questão.
Por fim, houve uma pequena
confraternização, onde os grupos de trabalho, juntamente a equipe Procampo
compartilharam suas impressões sobre a experiência discursiva, firmando
entusiasmadamente possíveis projetos de continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!