segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Campanha contra o uso dos agrotóxicos será tema das próximas atividades do PROCAMPO no Assentamento Paraná.



Polo Tempo - Comunidade (PTC) - 01 – Girau do Ponciano - Assentamento Paraná
 Escola Dr. Ricardo Vitório
Profª. Responsável: Luana Pommé Ferreira da Silva

Campanha contra o uso dos agrotóxicos será tema das próximas atividades do PROCAMPO no Assentamento Paraná.
No último dia 31 de agosto, o grupo de estudantes do PROCAMPO, que já está em seu segundo período, retornou à comunidade do Assentamento Paraná como parte das ações do Tempo Comunidade. Este foi o quarto encontro no assentamento, realizado na escola Dr. Ricardo Vitório. O grupo se encontrou com o objetivo de planejar as próximas ações e para isso seria necessário que também os sujeitos da comunidade pudessem participar deste debate.
Num primeiro momento, nos reunimos pra realizar um balanço das últimas atividades. Contatou-se que já foram realizadas ações junto à escola, aos estudantes, e à comunidade do entorno.  Após este balanço seria preciso traçar os próximos passos e nesse sentido diversos temas surgiram como propostas de intervenção: como cuidar e tratar do lixo deixado na parte externa da escola, trabalhos de prevenção às drogas, higiene e tratamento da água, agricultura e o uso de agrotóxicos, entre outros.
Elencadas as possíveis temáticas que poderiam orientar a ação do grupo iniciou-se um debate acerca das estratégias a serem utilizadas e quem seriam os sujeitos. As possibilidades giravam em torno do grupo de professores, num trabalho no qual os estudantes apresentariam o acúmulo durante o curso sobre o tema, bem como se construiria em conjunto com a equipe da escola um planejamento para o trabalho com alunos, pais e comunidade em geral.
Uma segunda proposta seria uma atuação mais massiva na comunidade, reunir todas as famílias na escola e realizar um grande debate, informativo, de orientação, de discussão e de planejamento.
Durante o planejamento ainda com os estudantes do PROCAMPO, atentamos para a importância de realmente considerar o conhecimento já acumulado pela comunidade, conhecimento popular e conhecimento sistematizado cientificamente nos diversas esferas:
a-      No que diz respeito aos professores deveríamos conhecer o que já havia sido feito na escola sobre o tema, quais os projetos desenvolvidos e que poderiam ser relacionados com o tema proposto, qual o acumulo dos professores e principalmente se havia interesse por parte do grupo.
b-      Quanto aos alunos seria importante também saber o que os alunos já conhecem sobre o tema, qual a relação que têm com a agricultura, e principalmente pensar em estratégias que abarcassem todas as idades, ou seja, desde a infância ao ensino fundamental.
c-       Com a comunidade seria preciso tomar o cuidado de, além de trazer informações acerca do tema, apresentar também alternativas ao problema enfrentado.
Por fim, feitas todas as considerações e amarrações entre os estudantes que conduziriam a atividade, o Diretor foi chamado para que pudéssemos apresentar a proposta inicial à escola.
O diretor trouxe alguns elementos sobre o histórico de trabalho da escola, como por exemplo, o trabalho com o meio ambiente e ecologia. A proposta foi muito bem recebida pelo diretor, e começamos então a realizar um planejamento em conjunto. Nesta conversa os encaminhamentos foram realizados com mais clareza e de acordo com as possibilidades do calendário da escola.
Agricultura e o uso de agrotóxicos: alternativas para a produção de alimentos saudáveis
Por fim o tema a ser trabalhado foi definido: O uso de agrotóxicos na agricultura. A partir de então, passamos ao planejamento da primeira atividade a ser realizada. A programação inicial ficou assim:
- Acolhida
- Apresentação do grupo do PROCAMPO
- Primeira troca de experiências: o que a comunidade sabe sobre o assunto e o que já foi feito na escola.
- Filme “O veneno está na mesa” Diretor: Silvio Tendler
- Debate sobre o filme e a relação com as práticas da comunidade na agricultura
- Apresentação de possíveis alternativas ao uso de agrotóxico
- Planejamento: Estratégias para o trabalho na escola da infância à juventude e para a ação externa à escola.
-Socialização dos planejamentos.

A data da atividade ainda não está marcada, mas as articulações já estão sendo feitas na escola e pelo grupo de estudantes do PROCAMPO. Saímos todos animados com a possibilidade de reunir alunos, professores, pais, mães e outros sujeitos da comunidade para debater um tema tão importante como saúde, alimentação saudável e agricultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas a todos/as que visitam nosso Blog!